sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Tradutor simultâneo de voz do Skype agora fala português








  
O Skype Translator, sistema que traduz instantaneamente a fala de um usuário do serviço de uma língua para outra, agora também entende português brasileiro. O tradutor do aplicativo da Microsoft foi lançado para inglês e espanhol em dezembro do ano passado.

O sistema funciona da seguinte maneira: enquanto um usuário fala, ele ouve e traduz a mensagem para, em seguida, transmití-la em outra língua para o outro usuário. Com a adição do português brasileiro, ele passa a funcionar em 7 idiomas. Os outros são inglês, espanhol, mandarim, francês, alemão e italiano.

Como o tradutor simultâneo também converte as palavras em texto na hora de traduzir, ele também éútil no auxílio a pessoas com deficiências auditivas. Além dele, o Skype também possui um tradutor de mensagens escritas. Esse outro sistema de tradução suporta mais de 50 línguas diferentes. 

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Guardião GSM

                             

Guardião GSM é um controlador autônomo (stand alone) de relês e monitor de sensores usando o sistema de telefonia celular GSM. Pode controlar lâmpadas , portões e ser alertado por sensores de alarme e de queda de energia elétrica .

Como funciona :: Uma vez instalado basta enviar um SMS com um código de comando para cadastrar o seu número de celular no GSM guardião . Ele retornará um SMS para o seu celular avisando que o comando foi executado . A partir daí vc pode enviar mensagens de SMS com comandos para ligar, desligar ou pulsar os relês e ser avisado com SMS se um dos sensores de alarme disparar ou ocorrer queda de energia no local .


Recursos e características técnicas .


  • Serviço de checagem de saldo para operadora TIM
  • Comandos para : ligar , desligar , pulsar individualmente e ligar e desligar os dois relês ao mesmo tempo.
  • Retorno de confirmação de todos os comandos dados ao GSM guardião .
  • 2 relês com 7A de capacidade cada .
  • 2 entradas para contato seco para ligar sensores de alarme: magnéticos ,infravermelho.
  • 1 detector de queda de energia elétrica . Avisa sobre queda e restauração da energia .
  • Módulo GSM homologado pela Anatel .
  • Compatível com sistema de 8 e 9 digitos do sistema de telefonia celular no Brasil.
  • Alimentação 12 volts
  • Comuta cargas de corrente contínua ou alternada de 0 a 250 volts 
      • Uso em Industrias e comércio

      • Aviso de queda de energia elétrica em freezers e frigoríficos de restaurantes e supermercados .
      • Aviso de queda de energia elétrica no sistema de resfriamento de servidores de internet
      • Reset e religamento de servidores de internet condominial.
      • Aviso de invasão do local.
      • Ligação de iluminação noturna.
    • Comuta cargas de corrente contínua ou alternada de 0 a 250 volts 

        • Controle de luzes externas em casas .
        • Acionamento de portão de veículos.
        • Aviso de invasão na residência.                  

        Automatizando coisas

        Sobre automação



        Conhecendo um pouco mais da automação



        Para entender a vantagens da automação com cabo de dados antes é preciso entender os conceitos de automação com fio e automação sem fio

        • Automação com fio: A automação com fio foi o primeiro sistema de automação residencial que surgiu no mundo e de conceito fácilmente entendido mas que só atende a residências por construir ou reformar com adição de muita fiação elétrica adicional . O sistema é formado por uma central de controle com dezenas de relês ,cada um para um circuito de luz da residência (um circuito de luz equivale a um interruptor e uma ou mais lâmpadas que ele aciona). Os custos extras de materiais elétricos e mão de obra podem ser mais caros que os próprios produtos de automação residencial . Modificar casas prontas para usar um sistema de automação com fio é ainda mais caro e traz muito transtorno aos moradores já que exige criar rasgos nas paredes para passagem de conduítes elétricos. O sistema ainda exige fiação extra para adicionar pulsadores de luz em cada cômodo. 
        • Automação sem fio (com rádios digitais): É um sistema baseado em módulos sem fio ,cada um com um rádio digital que é instalado o mais próximo possível de cada circuito de luz . Os dados chegam e retornam de cada módulo através de sinais de rádio. A instalação é simples e rápida. O rádio digital garante estabilidade no sistema bem próximo de 100% . Esta qualidade cai um pouco em locais muito habitados onde há muita interferência eletromagnética . O rádio digital também retorna o estado de cada módulo até a central de processamento o que dá certeza da estabilidade do sistema e permite agregar módulos que retornam dados ao PC como , sensores de temperatura e de alarme fácilmente. A desvantagem deste sistema é o custo alto e a difícil disponibilidade de peças de reposição no Brasil já que poucas empresas trabalham com este sistema.

        • Automação sem fio com (rádios analógicos): Iniciativas de empresas nacionais criaram a automação sem fio usando rádios analógicos embora ali corram dados digitais . De instalação fácil e custo razoável, a primeira vista parece a solução perfeita na relação custo benefício . Os módulos são instalados também junto aos circuitos de luz mas não retornam o estado dos módulos . Os rádios analógicos de 315mHz,318mHz e 433mHz são conhecidos pelo uso nos sistemas de alarme sem fio e de controles de portão de garagem . Em cidades populosas estas frequências estão muito ocupadas e a falta de resposta dos módulos que usam estes rádios não é rara. É fato que se nas redondezas algum outro rádio esteja transmitindo a automação baseada nestes rádios analógicos apresenta erro, já que só trabalham em uma frequência. Como não há retorno de dados dos módulos para o computador não há como saber se os dados chegaram e portanto não é possível corrigir uma eventual perda de dados. Este é o sistema de automação menos recomendado .
        • Automação com cabo de dados: De conceito originado no setor industrial que exige robustez no transporte de dados , a automação com cabo de dados também é um sistema modular . Empresas européias famosas adaptaram este sistema industrial para uso residencial pensando na redução de custos mantendo a qualidade no transporte de dados e certeza de funcionamento do sistema em condições adversas de ambiente .
        • Automação com cabo de dados da I/O Robotics: Em 2003 a I/O Robotics criou seus primeiros módulos de automação baseados neste conceito onde um módulo é instalado junto a cada circuito de luz da casa. Os dados chegam aos módulos através de um cabo de dados de 2 fios . Um único cabo de dados é passado por todos os cômodos da residência pelo forro do teto encontrando os módulos em cada cômodo . O sistema da I/O Robotics é formado por um protocolo onde cada módulo possui um ID único na rede e comunicação bilateral com o servidor de automação.


        • Com este conceito conseguimos alcançar:

          • Produto com custo reduzido no Brasil.
          • Instalação com custo reduzido.
          • Facilidade de instalação .Não exige passagem de fios elétricos ,apenas um único cabo de dados para toda a residência .
          • Qualidade no transporte de dados do sistema.                                                                                                                                                          
          •  Parceiro: http://www.iorobotics.com/sobre_automacao.html

        Acidente com solda em espaço confinado

        A importância de toda atenção e uso de equipamentos de segurança em todo tipo de manutenção.
          

        domingo, 22 de novembro de 2015



        Desktop bagunçado, com documentos e atalhos de programas espalhados por todos os lados? É, internauta, você precisa dar um jeito no seu desktop. E o Fences, um programinha gratuito, te ajudará na organização. Desenvolvido pela StarDocks, uma conhecida desenvolvedora de temas para desktop, o Fences cria no desktop cercadinhos para abrigar ícones, documentos, vídeos ou qualquer outro tipo de dado. O Fences instala cinco categorias padrões. São elas: Quick Links (Links rápidos), Weblinks (Links da internet),  Folders (Pastas), Files and Documents (Arquivos e Documentos), Recent Things (Coisas Recentes) e Programs (Programas). Depois que elas estão prontas, basta arrastar os arquivos para as suas devidas categorias. Pronto. O desktop está organizado
        Screenshot Fences  1
        Quem quiser pode criar as próprias categorias. Para isso, basta desenhar um quadrado no desktop com o botão direito do mouse. Automaticamente uma mensagem aparece, com a mensagem Create new Fence here (Crie um novo Fence aqui). Após dar um nome ao cercadinho, o internauta pode arrastar os arquivos para o local. Para aumentar ou diminuir o Fence, basta ir com o cursor do mouse às beiradas da janela do Fence.O Fences tem um recurso genial. Ele permite que o internauta capture uma foto (snapshot) do desktop com os devidos Fences configurados. Se algum problema ocorrer e alterar a posição dos cercadinhos, basta ir ao aplicativo e, na opção tools, restaurar a posição dos Fences.O programa tem outras opções. Ele permite que se altere a cor dos cercadinhos, o brilho e a transparência, além de oferecer alguns layouts. Apesar da quantidade de recursos, ele não pesa no sistema e nem interfere no desempenho do Windows. Um detalhe importante: o Fences só roda se o Windows estiver equipado com o Microsoft .NET Framework. 



        Screenshot Fences  4

        Screenshot Fences  3




        Screenshot Fences  2



        Screenshot Fences  3








        sexta-feira, 20 de novembro de 2015

        Técnologia



        A tecnologia é algo absolutamente presente na vida de qualquer ser humano atualmente, se tornando difícil até de distinguir onde está ou não presente o uso da tecnologia, isso é proporcionado pelo fato de que a tecnologia está cada vez mais transparente ao uso, deixando de ser algo assustador ou mesmo complexo de se operar. 
        É bastante improvável que alguma pessoa nunca tenha feito uso de algum tipo de tecnologia, seja qual for o nível de complexidade, mesmo que seja algo simples como é o caso de um aparelho de telefone celular ou um caixa eletrônico de banco, podendo ainda ser algo mais complexo e não menos presente, como os leitores de biometria e os robôs das indústrias. 
        Entretanto qualquer que seja a tecnologia só se torna transparente aos olhos dos usuários até o instante que esteja funcionando tudo corretamente, pois a partir do momento que ocorre alguma falha ou lentidão no serviço é que surgi aos olhares de todos que se trata de uma tecnologia implantada. Como ilustração, é possível dizer que quando se esta no trabalho, imprimindo algum tipo de documento, lendo e-mails ou mesmo acessando informações de um Banco de Dados, não é levado em consideração toda a estrutura que está por trás desses recursos, pois os computadores, de certa maneira, escondem toda a parafernália de cabos e equipamentos de comunicação, pelo menos, até que tudo esteja funcionado. 
        A automação em edifícios e empresas é bastante comum já algum tempo, é possível notar os sistemas existentes nestes ambientes, como o sistema de detectar e combater incêndios, as centrais de alarmes, as câmeras de segurança, as portas giratórias, os sensores de presença, entre outros. O fator interessante é que estes sistemas estão migrando também para as residências, dando origem assim, aos termos Automação Residencial, Casa Automática, Domótica, Residência Inteligente e assim por diante. 
        Os equipamentos devem centralizar os controles e processos tornando tudo mais simples e automático, mas é o desejo do usuário que deve prevalecer, 
        A automação das residências deve, certamente, ajudar de forma eficiente e nas atividades diárias, que custem um alto tempo de execução ou mesmo proporcionar uma sensação de conforto e segurança pelo fato de que algumas tarefas serão realizadas sem a necessidade de ordens diretas, como por exemplo, esquecer janelas abertas havendo uma previsão de chuva, o sistema se encarrega de fechar e trancar evitando possíveis furtos e danos à moradia. 
        A Casa Inteligente, está disponível ao uso, porém cada individuo saberá o quanto lhe será útil, dependerá do gosto pessoal e dos recursos possuídos. 
        A revolução das redes domésticas e, por conseqüência, a da automação residencial, estão baseadas no fato de permitir a comunicação entre estes dispositivos e controlá-los através de um gerenciador central. 
        A automação permite controlar a residência remotamente, poupar tempo com tarefas repetitivas, economizar energia, dinheiro e aumentar o conforto. 
        Em complemento a trecho anterior, é cabível ainda enaltecer que além dos citados o benefício da segurança é o mais sonhado por todos os utilizadores dos recursos da automação das residências. Deixando, certamente, o foco central da maioria dos sistemas domóticos no quesito Segurança. 
        A segurança certamente é um dos principais pilares do amadurecimento da Automação Doméstica, partindo do propósito que os moradores estão cada vez mais preocupados com seus bens mais valiosos e queridos. Apesar poder da segurança não é apenas este fator que pode ser de utilidade do habitante, já que existem diversos outros métodos de se utilizar a domótica no lar. 



        Conhecendo a automação


        Automação residencial é o uso da tecnologia para facilitar e tornar automáticas algumas tarefas habituais que em uma casa convencional ficaria a cargo de seus moradores. Com sensores de presença, temporizadores ou até um simples toque em um botão do keypad ou do controle remoto é possível acionar cenas ou tarefas pré-programadas, trazendo maior praticidade, segurança, economia e conforto para o morador. A automação residencial pode proporcionar aos seus utilizadores o conforto antes não imaginado pelo fato ser facilmente adaptado a qualquer utilidade doméstica, sendo desse modo, uma tecnologia de expansível e flexível onde o próprio habitante designa como será beneficiado com essa automação. Entre os principais acrescimentos estão no conforto, otimização do tempo causado pela diminuição das tarefas rotineiras e principalmente pela segurança e seus aspectos.
        As pessoas procuram, hoje em dia, por formas de não apenas se sentirem seguras, mas de poderem aperfeiçoar suas tarefas, de modo há demandar menos tempo e proporcionar uma sensação maior de conforto, segurança e bem-estar. 

        A domótica pode ser definida como um conjunto de tecnologias que ajudam na gestão e execução de tarefas domésticas cotidianas. A sua utilização tem por objetivo proporcionar um maior nível de conforto, comodidade e segurança além de um menor e mais racional consumo de energia. 

        As residências ou edifícios atuais possuem diversas redes que se destinam as inúmeras aplicações, onde uma rede separada e independente é utilizada para cada funcionalidade. 

        Deste modo é possível então observar a existência de redes especificas a utilização de controle de acesso, à detecção e controle de incêndios, à climatização entre outras, como uma das principais empregos esta na segurança e suas derivações. Estes fatores tornam a rede doméstica uma boa arma de solução para diversos problemas encontrados comumente, podendo ser utilizado para qualquer que seja a finalidade, bastando um planejamento adequado. 

        Esta rede, sendo vista de maneira ampla permite, o desenvolvimento de sistemas complexos, ao que se refere às tarefas que poderão ser executadas, mas aos olhos do habitante ou usuário são tarefas chatas e rotineiras que muitas pela utilização dos recursos das redes domésticas nem é notável pela maioria. 
        Mais na próxima publibação (não perca)

        Creditos do artigo:http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=11&Cod=980